26 de julho de 2011

Sobre Sentimentos

       Sentimentos nunca são guardados. Você pode esconde-los, não demonstra-los, mas de alguma maneira você os externaliza. Seja escrevendo, pintando ou qualquer outro tipo de arte, ele está ali, do lado de fora de sua cabeça, coração e corpo. É sua escolha deixa-lo viável para meio mundo (ou mundo inteiro talvez) ou apenas compartilhando com você mesmo, sua mente, para o seu futuro ou para, quem sabe, seus futuros leitores de suas 'obras inéditas'.
       Poderá dividir também com pessoas. Amigos, familiares (de sangue ou não), alguém que nunca viu na vida, médicos... Nesse caso, além de lidar com os próprios dilemas, você lidará com o julgamento dos outros. Se tal sentimento ou pensamento é bom ou ruim, como lidar com ele.
       Apesar de ser mais complexo lidar com outro ser humano, na maioria das vezes é esse caminho que tomamos para exteriorizar o que tem dentro de si. Desabafos, choros, pulos de alegria, abraços, sorrisos, beijos ou um simples olhar. O que queremos é sentir.
       Para os mais expertos, que evitam a complexidade do homem, resta o medo. Incrivelmente essa palavra tem outro sentido do que o de costume. O medo de mostrar o seu interior é causa e efeito do fator 'proteção'. Isso ajuda a pessoa a criar um muro em volta de si. Alto e forte. Evita o julgamento e a manipulação dos outros. Neste reino de um Rei, com altas muralhas e população de apenas um membro, outros povos tentam invadir. Apenas bravíssimos e raros guerreiros conseguem tal proeza, mas não por muito tempo.
       E quando este Rei resolve desbravar outras terras? Há um túnel com várias portinhas e em cada uma muitas fechaduras, que o próprio construiu e apenas ele tem as chaves. As quais ficam jogadas em algum canto do castelo.
       Metáforas a parte... Não necessariamente todas as pessoas que são reservadas, são por medo, ou pelo menos dizem que não. E também não é regra as pessoas serem um livro totalmente aberto. É bom ter seus sentimentos secretos e mistérios na vida.
       O fato é: todos sentem e todos demonstram, não importando como. Todos queremos sentir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário